Conforme o Código de Ética Odontológica (CEO) é dever de todo o cirurgião dentista elaborar e manter as fichas de seus pacientes. A documentação odontológica é chamada de prontuário, que engloba a elaboração da ficha técnica e os dados atualizados de todo o tratamento dos pacientes.
Os documentos odontológicos são um conjunto de declarações firmadas pelo profissional e paciente, no âmbito clínico, que servem como prova, podendo ser utilizados com finalidade jurídica. É composto de anamnese, consentimento livre e informado, evolução clínica do tratamento, fotografias e radiografias do paciente, cópias de receitas e atestados. Não existe padronização para esse conjunto de documentos, mas é necessário que contenha também as faltas, cancelamentos, abandonos, pré e pós operatório, enfim, tudo o quanto for necessário para que o profissional fique resguardado em sua atividade. Também, o plano de tratamento e a evolução de cada etapa do processo devem ser mantidos pelo profissional, assim como os medicamentos receitados e todas as orientações passadas aos pacientes.
Nós do Projeto Odonto auxiliamos o cirurgião dentista em todas as etapas desse procedimento, elaborando templates de prontuário, ficha clínica, identificação do profissional e do paciente, anamnese, detalhamento do exame clínico, plano de tratamento, evolução e intercorrência do tratamento, receitas, atestados, exames complementares, políticas de arquivamento e manutenção de toda essa documentação em conformidade com a certificação nacional e a lei geral de proteção de dados (LGPD).